Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba Campus I/ UFPB

QUEM SOMOS

Em 1962 se constituía em João Pessoa, a Cooperativa Cultural e Distribuidora de Material Escolar da UFPB de Responsabilidade LTDA, a CODISMA, que com a mudança estatutária da década de 90 passaria a de chamar apenas Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba. Inicialmente, tinha por objetivo adquirir livros dos cursos de medicina e direito – que eram muito caros – e fornecer a preço de custo aos estudantes universitários. Joffre Borges de Albuquerque foi seu primeiro presidente.

Por muitos anos, como ainda vem acontecendo, a Codisma contribuiu para o enriquecimento intelectual dos alunos que não tinham condições de adquirir estes livros, inclusive passando também a distribuir livros de outros cursos. Estatutariamente vinculada a Universidade Federal da Paraíba funcionou na Avenida Almirante Barroso, depois se mudou para a Rua Pedro II, e finalmente, se instalou em definitivo no Campus I da UFPB.

No seu quadro de sócios passaram figuras ilustres, produtores e personagens diversos da vida social, cultural, política e científica do Estado da Paraíba. Em 1995, a Cooperativa passa por uma mudança do Estatuto Social desvinculando-se da UFPB. A partir de então passa a associar funcionários, professores e alunos em geral.

A Codisma já realizou várias parcerias com instituições de ensino, com editoras universitárias, outras Cooperativas, sindicatos e organizações sem fins lucrativos. Criou o “Clube do Disco e o Clube do Vídeo”, com um acervo de mais de 500 fitas VHS que posteriormente foram doadas ao Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc) da UFPB. Realizou torneios de xadrez, participou e promoveu comemorações folclóricas. Participou da elaboração do primeiro Festival Nacional de Arte (FENART). Produziu em parceria com a prefeitura e o cordelista Manoel Monteiro, um cordel comemorativo que contava a história de João Pessoa. Recentemente, recriou o Cine Clube Linduarte Noronha. Incrementou o projeto Turismo Cultural, visando o desenvolvimento sustentável, principalmente, nas regiões mais carentes do Estado, através da ação “Conhecer a Paraíba”. E está realizando a campanha ecológica: pilhas e baterias que tem por objetivo recolher para reciclagem estes produtos, para que não sejam jogados indiscriminadamente nos lixos comuns, dentro do projeto, permanente, “Cooperar para um mundo melhor”.

Os Cursos de Idiomas começaram timidamente, com ensino do espanhol pelo professor natural da Argentina, Carlos Raul Pais, depois a Cooperativa passou a ministrar o ensino de outros idiomas, como: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, russo, esperanto (extinto), português para concurso, redação e instrumental, raciocínio lógico e proficiência para mestrado e doutorado.

Vários cursos de extensão já foram oferecidos pela Codisma, todos com desconto para os cooperados, em várias áreas de conhecimento, como: Gestão, Cooperativismo, Xadrez, Jardinagem e Paisagismo, Associativismo, Produção de TV, Marketing Político, Elaboração de Projetos de Pesquisa e Monografia, Redes Sociais e Violão Clássico e Popular, dentre outros. Nestes últimos anos, a Codisma vem cumprindo com o seu maior objetivo que é divulgar a cultura no nosso Estado, apoiando, cooperando, divulgando e vendendo o trabalho de artistas, sejam eles: músicos, pintores, cordelistas, atores e atrizes, cantores e cantoras, produtores, artesãos, etc. Buscando cada vez mais tornar os seus serviços acessíveis à comunidade acadêmica e pessoas em geral, fazendo parcerias e oferecendo cursos com a melhor relação custo-benefício da cidade, favorecendo o crescimento intelectual, educacional e profissional dos seus clientes.

Sob sua diretoria executiva passaram grandes nomes ligados à UFPB e ilustres paraibanos, como: Dr. Marco Aurélio Barros (médico), Wilson Marinho (professor e administrador), Paulo César Cardoso (professor e sociólogo), Djaci Almeida de Queiroz (professor e cooperativista), Marcos Henrique Lima Botêlho (psicólogo e sindicalista), Abdias de Luna Freire (sindicalista e administrador de empresas), professor Sebastião Geriz (Professor e advogado), entre outros.



CODISMA

Cooperativa Cultural
Universitária da Paraíba
Campus I/ UFPB


Caixa Postal 5071
Cidade Universitária
CEP: 58051-900
João Pessoa - PB

Nome:

Email:

Mensagem:


NEWSLETTER

Cadastre seu email e receba notícias
e novidades sobre cursos e eventos.





Todos os direitos reservados 2014 - Desenvolvido pela Fale Comunicação