Fale com o Presidente

CURSOS

  • Inglês
  • Português
  • Espanhol
  • Francês
  • Alemão
  • Italiano

CODISMA / BNB

Avaliação dos fundos rotativos solidários

 

Orquestra de Câmara celebra Natal com coral de crianças

concertodenatalnopaosite

 

O som da flauta, clarinete, violino, piano, entre outros instrumentos musicais vão se misturar às vozes de dezenas de crianças e adolescentes no Concerto de Natal. O evento é realizado por mais um ano consecutivo pela Prefeitura de João Pessoa, no palco montado no Busto de Tamandaré. A apresentação, que celebra o Natal junto com as famílias paraibanas e também turistas, acontece na noite de sábado (25), a partir das 19h.

O público irá assistir a uma bela e comovente apresentação da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP), que será acompanhada pelo coral Vozes da Infância.

“O Concerto de Natal é sempre uma tradição e este ano, abrilhantando o espetáculo, teremos o Coral Vozes da Infância da Casa das Artes. No ano passado tivemos um público estimado em oito mil pessoas, o que deve se repetir agora em 2010″, comentou Erlaine Souza, diretora administrativa da Orquestra.

No repertório preparado especialmente para o evento estão clássicos como Ave Maria (C. Gonnod ), a Valsa do Imperador (J. Strauss) e Alleluia (J.S. Bach). “Quem for ao Busto de Tamandaré na noite de Natal irá prestigiar um espetáculo inesquecível. Para se ter uma ideia, no início da apresentação as crianças vão cantar Alleluia, do compositor Bach, e neste momento, simultaneamente, os sinos das igrejas do Carmo, Misericórdia, São Francisco e da Catedral Basílica, todas localizadas no Centro Histórico, irão tocar”, revelou Luiz Carlos Vasconcelos, coordenador da Escola Municipal das Artes.

A Orquestra e o Coral ainda vão presentear o público com a apresentação de duas peças populares, que são Papagaio Azul, do compositor Villani Cortes, e Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos. A regência do coral é do maestro Elias Moreira, referência internacional como instrutor de corais infantis, além da regente assistente Fátima França. Já o regente oficial da orquestra é Gustavo de Paco.

OCCJP – A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa é um projeto iniciado em 2001, sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), viabilizado por meio da antiga Lei Viva Cultura. O grupo se consolidou como um espaço de preparação artístico-profissional, especialmente para jovens na faixa etária de 16 a 25 anos. Atualmente, a Orquestra de Câmara está sob a responsabilidade da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

De acordo com Erlaine Souza, diretora administrativa da Orquestra, a OCCJP passou, ao longo deste ano, por um processo de reestruturação. “Temos uma orquestra renovada com caráter definitivo de escola, onde a cada três anos haverá seleção de novos músicos, uma forma de proporcionar a quem está saindo das orquestras infantis a continuação de seus estudos antes de chegar ao profissional”.

Uma outra conquista é que os músicos instrutores da orquestra passarão a ministrar oficinas para a comunidade. “É uma maneira de incentivar a multiplicação de músicos clássicos, garantido a tradição secular que a Paraíba já tem”, frisou Erlaine.

Vozes da Infância – O projeto, que reúne cerca de 90 crianças e adolescentes de escolas do município, é desenvolvido pela Prefeitura da Capital através da Secretaria de Educação (Sedec) e os eventos contam com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A iniciativa é uma ação complementar da Escola Municipal de Artes/ Casa das Artes, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), voltada para a formação em canto de coral. A primeira apresentação oficial do Coral aconteceu durante um concerto sacro natalino na Igreja de São Francisco, no último dia 19.

Repertório do Concerto de Natal

1 – Ave Maria (C. Gonnod )
2 – Hodie Chistus Natus Processional (B. Britten)
3 – Contos dos bosques de Viena (J. Strauss)
4 – Valsa do Imperador (J. Strauss) Regente: Gustavo Paco de Gea
5 – Alleluia (J.S. Bach)
6 – Jesus Alegria dos Homens (J.S. Bach)
7 – Alleluia (H. Purcell) *
8 – Cantate Domino (G.F. Handel) * *
9 – Papagaio Azul (E. Villani Cortes) *
10 – Sleep Little Baby (J. N. White) *
11 – Trenzinho Caipira (H. Villa-Lobos) *
12 – Festival Sanctus (J. Levitt) *

Regente convidado: Elias Moreira
Regente assistente: Fátima França
Orquestração: * João Linhares e * * Carlos Anísio

Ficha técnica da Orquestra:

1ºs violinos: Marina Zenaide (spalla), Tainá Azevedo, Marx Queiroz, Dayse Firmino, Marcelo Vasconcelos e Juliana Santos Rezende.
2ºs violinos: Fernanda Aciolli, Antonio Ramos, Izadora Câmara, Adriana Souza, Ian Correia e Thiago Formiga.
Viola: Anne Katarinne Leite, Annamélia Reis, Mariana Oliveira e Joyce Santana.
Violoncelo: Andrêyna Dinoá, Gabriel Ribeiro Rodrigues, Thomaz Rodrigues e Alexandre Negri.
Contrabaixo: Danilo Cardoso e Hercílio Antunes.
Oboé: Alisson Azevedo e Léa Claudino.
Fagote: Katyucha Góis e Aderaldo Campos.
Clarinete: Aynara Dilma Silva e Izabel Santos.
Flauta: Renan Felipe Resende e Carol Galvão.
Trompa: Maria da Conceição Silva e Luiz Benedito.
Trompete: Daniel Cavalcante e Gilmar da Cavalcante.
Trombone: Alessandro Oliveira dos Santos e Wellington Araújo.
Tuba: Abinoan Elias.
Percussão: Wagner Santana e Gustavo Henrique.
Teclado: Thaissa Andrade Santiago.
Regente Oficial: Gustavo de Paco

 

 

 

Ascom/pmjp

publicidade

A Codisma no Twitter